Convênio 793008/2013 – CEA/MTE/SENAES

Projeto Fundos Solidários Centro­-Oeste

O Centro de Estudos e Assessoria, por meio do convênio CEA/MTE/SENAES 793008/2013, é o responsável pelo PROJETO FUNDOS SOLIDÁRIOS NO CENTRO-OESTE, que faz parte do Programa Nacional de Apoio e Fomento às Finanças Solidárias da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/SENAES). Tem a proposta de apoiar e fomentar as iniciativas de fundos solidários da região de forma articulada em redes territoriais, estadual e regional. Ainda, promover formação, articulação e sensibilização junto a integrantes de movimentos sociais, população em geral, gestores públicos, tendo em vista o tema finanças solidárias.

FUNDO SOLIDÁRIO – são fundos que podem reunir recursos naturais, sociais e monetários, sob gestão de um grupo ou comunidade. As decisões de investimento e acesso ao crédito são realizadas a partir do contexto local e possibilitam um desenvolvimento territorial de dentro para fora, inclusivo, sustentável e solidário.

Permitem o acesso à água de qualidade, preservação ambiental, segurança alimentar, nutricional, geração de renda, organização social e cidadania, inclusão econômica, convivência com o semiárido e com a agroecologia. Por isto os fundos solidários são uma prática e instrumento de resistência, protagonismo e organização da economia comunitária.

Fundos Solidários no Centro­-Oeste

Em 2012/­2013, foram mapeados 81 FS de autogestão comunitária e 11 organizações de fomento a estas iniciativas. Chama atenção a presença de FS urbanos, em contraponto com as demais regiões do país onde é mais significativa a presença dos fundos na área rural.

Data de 1924 a criação do Fundo Solidário Quilombo Levantado no Estado de Goiás, que envolve comunidades remanescentes quilombolas de duas localidades próximas geograficamente: Levantado, com 14 famílias e Extrema, com 24 famílias.

Com recursos da venda de material apreendido pela Receita Federal e doado a empreendimentos de economia solidária no DF, o Núcleo de Formação Popular Família Hip Hop criou um Fundo Solidário. Das 11 instituições que realizam fomento a Fundos Solidários na região, seis estão no Mato Grosso.

Em Rondonópolis ­ MT, a Cáritas Diocesana registrou a aplicação de R$ 20 milhões no fundo solidário destinado à construção de casas para as famílias por ela atendidas no município. O FS do Grupo Guaté, na cidade de Dourados/MS, apoia artesãos(ãs) indígenas de etnia Guarani e Terena.

Pontos de Apoio em cada Estado: 

CAJUEIRO
Rua 83 Qd. F-14 Lt.41 número – 361 – Setor Sul
Goiânia/GO  – (62) 82854436

CENTRAL DE COMERCIALIZAÇÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA DE CAMPO GRANDE
Rua Cândido Mariano, 1.500, Centro
Campo Grande/MS – (67) 33824021

FUNDAÇÃO BOM JESUS DE CUIABÁ
Pça do Seminário, 239, Centro, Bairro Dom Aquino
Cuiabá/MT –  fdecuiaba@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *